19 de abril de 2021

Governo do Tocantins impulsiona os empreendimentos do Turismo com recurso do Fungetur

Governo do Tocantins impulsiona os empreendimentos do Turismo com recurso do Fungetur

O crédito pode ser solicitado por Restaurantes; Hotéis; Pousadas; Cafeterias; Bares e similares; Acampamento turístico; Agência de Turismo; Guia de Turismo; Parque Temático; Organizadora de Eventos; Transportadora Turística; Parque Aquático; Empreendimento de Lazer; Locadora de Veículos para turistas; Prestador Especializado em segmentos turísticos; Casa de Espetáculo; Equipamento de Animação turística; Empreendimento de Apoio ao Turismo Náutico ou à Pesca Desportiva; Prestador de Infraestrutura para Eventos e Centro de Convenção.

19/04/2021 – Melânia Kássia/ Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Fomento do Estado, busca atender e impulsionar o maior número possível de empreendimentos ligados ao turismo do Estado via Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que é um aporte do Ministério do Turismo. O crédito está disponível para solicitação nas modalidades de capital de giro, capital fixo e para obras civis: implantação, reforma ou modernização, além do recurso para aquisição de bens, cada modalidade com benefícios distintos quanto a prazos e carências.

A linha Fungetur pode ser um crédito de até 20 anos, em até 60 meses de carência, para a modalidade de investimento, bem como disponibiliza uma carência de até 12 meses, quando o recurso for solicitado para capital de giro, com taxa de juros de 0,40 % ao mês + Sistema Especial de Liquidação de Custódia (Selic). O Fungetur é uma linha de crédito específica para a segmento do turismo, disponível para pessoas jurídicas de direito privado, empreendedores individuais, microempreendedores (MEI) e para pequenas, médias e grandes empresas, legalmente constituídas e estabelecidas no setor do turismo.

Com recurso do Ministério do Turismo, a linha estabelece que o município de sede da empresa solicitante do crédito, deve estar cadastrado no Mapa do Turismo Brasileiro e possuir o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) no Ministério, que pode ser realizado na Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços.

De acordo a presidente da Agência de Fomento, Denise Rocha, a Linha Fungetur é uma importante ferramenta para alavancar as atividades ligadas ao turismo no Tocantins. “Hoje, o Tocantins possui 49 municípios cadastros no mapa do turismo brasileiro. Os empreendimentos dessas localidades, ligadas ao turismo, como bares, restaurantes, cafeterias, hotéis, guias de turismo, dentre outros, podem ter acesso a esse crédito do Fungetur com taxa de juros de 0,40% ao mês + Selic [Sistema Especial de Liquidação de Custódia]”, afirma.

Com o crédito da Fungetur, a Fomento tem por objetivos impulsionar o desenvolvimento dos profissionais dessas cidades e manter o equilíbrio econômico do Tocantins, como no caso do Mateus de Paula Quixabeira, proprietário da Pousada Cristal Dourado, localizada no município de Mateiros, região do Jalapão.

“O turismo no Jalapão é crescente e irreversível, com isso, as empresas prestadoras de serviços precisam acompanhar esse crescimento. Precisamos ampliar e implementar nossas instalações de forma a suprir as demandas, com quantidade, qualidade, entretenimento e sustentabilidade. Esta parceria está acontecendo no momento oportuno, trazendo-nos motivação, desafios e novas perspectivas que, com certeza, não conseguiríamos com recursos próprios, a curto prazo”, pontua Mateus de Paula Quixabeira, acrescentando: “A certeza que tenho é de que o Estado do Tocantins, por meio da Fungetur, está nos proporcionando fomento, acessibilidade, taxas e prazos compatíveis com a nossa capacidade de cumprimento”.

Visita do Ministro do Turismo

O ministro do Turismo, Gilson Machado, em visita à Capital na quinta-feira, 15, anunciou a liberação de R$ 19 milhões da Linha Fungetur para a Agência de Fomento do Tocantins, para serem aplicados a juros subsidiados. O objetivo é preservar empregos e empresas do setor, de forma a minimizar os efeitos da pandemia e contribuir com a preparação do setor para a retomada das atividades turísticas.

Quem pode ter acesso ao crédito

Esse recurso pode ser acessado por empreendedores de acampamento turístico; agência de turismo; guia de turismo; parque temático; organizadora de eventos; meios de hospedagem; transportadora turística; restaurante; cafeteria; bares e similares; parque aquático; empreendimento de lazer; locadora de veículos para turistas; prestador especializado em segmentos turísticos; casa de espetáculo; equipamento de animação turística; empreendimento de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva; prestador de infraestrutura para eventos e centro de convenção.

Atendimento Fomento

Os interessados no crédito da Linha Fungetur, poderão solicitar a análise de crédito na Agência de Fomento em Palmas, mediante agendamento, pelo e-mail ricardo.marques@fomento.to.gov.br, ou no telefone (063) 3220-9823. Em Araguaína, (63) 99277-6113; e em Gurupi, (63) 99993-7063.

Edição: Lenna Borges

Revisão Textual: Marynne Juliate

Voltar