10 de setembro de 2018
A ABDE realizou, nesta quarta-feira (08/08), em Brasília, um encontro com os assessores econômicos dos candidatos à Presidência da República para as eleições de 2018. As assessorias de todos os pré-candidatos foram convidadas para o encontro. Participaram do evento os economistas José Marcio Camargo (Henrique Meirelles – MDB), Marcio Pochmann (Lula – PT), Marco Antonio Rocha (Guilherme Boulos – PSOL), Nelson Marconi (Ciro Gomes – PDT), Ana Paula Oliveira (Álvaro Dias – Podemos) e Eduardo Bandeira de Mello (Marina Silva).
O objetivo do evento foi apresentar a Carta de Posicionamento da ABDE e debater a importância do Sistema Nacional de Fomento (SNF) para a retomada do crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável do Brasil. Nas próximas semanas, a Associação pretende entregar o documento pessoalmente aos candidatos à Presidência.
No discurso de abertura, o presidente da ABDE, Marco Aurélio Crocco, destacou que as instituições financeiras de desenvolvimento podem dar uma grande contribuição para a retomada do crescimento sustentável. “Já existe uma rede, o Sistema Nacional de Fomento, que pode e deve ser considerada na plataforma dos candidatos”.
Após a abertura, os assessores falaram sobre a plataforma econômica dos candidatos e responderam as perguntas elaboradas pela ABDE e pelos jornalistas presentes. A Associação disponibilizará os vídeos com a íntegra do debate em suas redes sociais.
Participação
Para acompanhar o evento, foram convidados os executivos das instituições associadas da ABDE e representantes de organizações parceiras da Associação. Estava prevista a presença de 50 convidados, mas cerca de 80 pessoas acompanharam o encontro.
A imprensa também foi convidada a ter uma participação importante no evento, dirigindo perguntas públicas aos assessores econômicos. Profissionais dos principais veículos de comunicação do país estiveram presentes, de todas as mídias: jornais impressos, portais de internet, emissoras de rádio e televisão. Balanço realizado até a manhã do dia seguinte ao evento registra mais de 50 reportagens veiculadas em 25 veículos de todo o país.
Ascom ABDE
Voltar